46 APONTAMENTOS DE UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA: a formação profissional depende só da educação profissional?
Palabras clave:
Formação docente, Educação profissional, Ensino médio, CompetênciasResumen
O presente trabalho tem por intuito levar à discussão uma das principais questões relativas à formação de competências básicas e profissionais. Com base nos resultados de pesquisa desenvolvida em torno da temática das deficiências apresentadas pelos alunos que ingressam em cursos técnicos de nível médio, relativamente às competências que deveriam ser desenvolvidas na educação básica, apontou-se como prioritário a questão da formação do docente do Ensino Médio. Foi aplicada pesquisa qualitativa contendo questões objetivas, desenvolvidas sob forma de múltipla escolha,com três variantes, cujo público alvo foram docentes de cursos técnicos de nível médio de uma instituição de
educação profissional, com abrangência estadual. Após análise dos dados obtidos, foram elaborados gráficos que facilitam
a visualização das condições apresentadas sobre as competências básicas de alunos egressos ou cursando o último ano
do Ensino Médio.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).