46 APONTAMENTOS DE UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA: a formação profissional depende só da educação profissional?

Autores/as

  • Simone Luzia Maluf Zanon
  • Vanessa Sorda Frason
  • Décio Estevão do Nascimento

Palabras clave:

Formação docente, Educação profissional, Ensino médio, Competências

Resumen

O presente trabalho tem por intuito levar à discussão uma das principais questões relativas à formação de competências básicas e profissionais. Com base nos resultados de pesquisa desenvolvida em torno da temática das deficiências apresentadas pelos alunos que ingressam em cursos técnicos de nível médio, relativamente às competências que deveriam ser desenvolvidas na educação básica, apontou-se como prioritário a questão da formação do docente do Ensino Médio. Foi aplicada pesquisa qualitativa contendo questões objetivas, desenvolvidas sob forma de múltipla escolha,com três variantes, cujo público alvo foram docentes de cursos técnicos de nível médio de uma instituição de
educação profissional, com abrangência estadual. Após análise dos dados obtidos, foram elaborados gráficos que facilitam
a visualização das condições apresentadas sobre as competências básicas de alunos egressos ou cursando o último ano
do Ensino Médio.

Número

Sección

ARTIGOS