PANORÂMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores/as

  • Cesar Luiz Moreira da Fonseca Marques

Palabras clave:

Educação Básica no Brasil, Cultura Escolar, Fundamentos da Educação

Resumen

A partir de eixos teóricos e conceituais como a formação de professores, a(des)valorização da profissão docente, as práticas e culturas escolares, a lógicamercadológica (seus efeitos nos aspectos formativos e na mercantilização do ensino), opensamento cartesiano (e sua influência na fragmentação do currículo e do ambienteescolar), o pensamento platônico (e a obsessiva valorização do abstrato em detrimento davivência sensível), o processo de colonização (da lógica patriarcal antidemocrática, dacultura do provisório, do não-planejado, da relatividade da lei, da não valorização daeducação popular), de industrialização (tardia, promovendo uma formação precária doponto de vista humano, para atender à demanda por mão-de-obra), de universalização doacesso (sem preocupação com a qualidade), as rupturas da vivência democrática e suadescontinuidade histórica (principalmente o período da ditadura militar inaugurada em1964), a reforma do Estado (no contexto dos planos de ajuste do FMI e do BID) e aspolíticas públicas recentes (nos governos Lula e Dilma), procurou-se elaborar umpanorama geral da Educação Básica no Brasil, visando criar espaço de discussão eanálise sobre sua configuração atual, problemas e possíveis caminhos. Defende-se asuperação de culturas e práticas historicamente constituídas a partir da crítica analítica deseus aspectos constitutivos. Entre elas: a cultura do provisório; o patriarcalismo político;as dicotomias prática x teoria, mente x corpo, formação humana x formação para omercado; a excessiva valorização do saber abstrato; a desvalorização do saberpedagógico; a utilização da lógica corporativa na gestão e nos processos escolares, bemcomo nos ideais de formação e estrutura curricular; a falta de projetos pedagógicosautônomos e bem fundamentados. Também buscou-se analisar os efeitos das políticaspúblicas no contexto da Reforma do Estado e suas prerrogativas ideológicas, analisandosuas consequências na configuração da escola pública brasileira, no plano deuniversalização do ensino, na carreira docente e no financiamento da educação.

Biografía del autor/a

Cesar Luiz Moreira da Fonseca Marques

Publicado

2013-12-02

Número

Sección

PALESTRAS E MINICURSOS