PANORÂMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Palabras clave:
Educação Básica no Brasil, Cultura Escolar, Fundamentos da EducaçãoResumen
A partir de eixos teóricos e conceituais como a formação de professores, a(des)valorização da profissão docente, as práticas e culturas escolares, a lógicamercadológica (seus efeitos nos aspectos formativos e na mercantilização do ensino), opensamento cartesiano (e sua influência na fragmentação do currículo e do ambienteescolar), o pensamento platônico (e a obsessiva valorização do abstrato em detrimento davivência sensível), o processo de colonização (da lógica patriarcal antidemocrática, dacultura do provisório, do não-planejado, da relatividade da lei, da não valorização daeducação popular), de industrialização (tardia, promovendo uma formação precária doponto de vista humano, para atender à demanda por mão-de-obra), de universalização doacesso (sem preocupação com a qualidade), as rupturas da vivência democrática e suadescontinuidade histórica (principalmente o período da ditadura militar inaugurada em1964), a reforma do Estado (no contexto dos planos de ajuste do FMI e do BID) e aspolíticas públicas recentes (nos governos Lula e Dilma), procurou-se elaborar umpanorama geral da Educação Básica no Brasil, visando criar espaço de discussão eanálise sobre sua configuração atual, problemas e possíveis caminhos. Defende-se asuperação de culturas e práticas historicamente constituídas a partir da crítica analítica deseus aspectos constitutivos. Entre elas: a cultura do provisório; o patriarcalismo político;as dicotomias prática x teoria, mente x corpo, formação humana x formação para omercado; a excessiva valorização do saber abstrato; a desvalorização do saberpedagógico; a utilização da lógica corporativa na gestão e nos processos escolares, bemcomo nos ideais de formação e estrutura curricular; a falta de projetos pedagógicosautônomos e bem fundamentados. Também buscou-se analisar os efeitos das políticaspúblicas no contexto da Reforma do Estado e suas prerrogativas ideológicas, analisandosuas consequências na configuração da escola pública brasileira, no plano deuniversalização do ensino, na carreira docente e no financiamento da educação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).