UTILIZAÇÃO DO CICLO PDCA NA ORGANIZAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO DO LABORATÓRIO DE AJUSTAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CAMPUS CHAPECÓ

Autores/as

  • Vinícius Rodrigues Borba

Palabras clave:

Arranjo físico, Laboratório de Ajustagem, Ciclo PDCA, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de organização do arranjo físico do Laboratório de Ajustagem do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus Chapecó, tendo em vista que esse laboratório está sendo transferindo para um espaço novo e maior, a fim de melhor acomodar as máquinas e os equipamentos. Para auxiliar nessa organização, como embasamento, serão usados o ciclo PDCA, ferramentas da qualidade (brainstorming, diagrama de causa e efeito e 5W2H) e normas regulamentadoras. Com essas ferramentas, pretende-se organizar o laboratório de forma que torne seu uso eficiente, bem como, que contribua com o processo de ensino-aprendizagem, considerando que professores e alunos dos cursos Técnicos em Mecânica e Eletromecânica, e do curso de Engenharia de Controle e Automação desenvolvem atividades educativas nesse espaço. São nos laboratórios que os alunos têm a oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos apreendidos durante as aulas, e de realizarem atividades que exercerão profissionalmente.

Publicado

2013-11-29

Número

Sección

ARTIGOS