PLACAS OBTIDAS POR REUSO DE EMBALAGENS LONGA VIDA, PLÁTICAS, PET-EDUCAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

Autores/as

  • Caroline Garcia IFSC
  • Daniel Generoso IFSC
  • Rafaela Rafael IFSC
  • Suzy Pascoali IFSC

Palabras clave:

Sinterização, reuso, embalagem longa vida, plástico.

Resumen

O projeto visou a elaboração de uma prática para ser utilizada pelos professores da educação básica, utilizando a temática reciclagem, para ser aplicada em sala de aula como forma de instrumento para uma melhor compreensão do desenvolvimento sustentável, conservação ambiental. O ser humano sempre criou inúmeros artifícios para poder suprir suas necessidades. E dentre esses artifícios nunca houve preocupação com o meio ambiente. Essa preocupação só começa a surgir a partir de alguns desastres ambientais e com os primeiros sinais de possíveis esgotamentos do planeta. O desenvolvimento de uma sociedade mais compreendedora do seu papel econômico e ambiental passa por uma conscientização mais eficaz do aluno, e no seu fortalecimento como cidadão. Sendo assim, foi necessário a utilização de material reciclado: garrafas PET, embalagens longa vida e sacolas plásticas, além disso, um forno para ser utilizado durante o processo de sinterização. O processo de reciclagem de embalagens longa vida mais comum é o hidrapulper, que consiste em um processo de separação do polietileno e alumínio. A sinterização, consiste em um conjunto de partículas em contato mútuo, sob ação da temperatura, transformando-se em um corpo íntegro e de maior resistência mecânica, podendo, inclusive, torna-se totalmente denso. Através desses procedimentos foi possível observar que em todos os processos conseguimos adquirir uma boa resistência mecânica das amostras. Esses processos podem ser utilizados por educadores que queiram promover a educação numa cultura de inovação desde o ensino fundamental, uma vez que a solução é um pouco mais tecnológica dos que as utilizadas atualmente em salas de aula.

Publicado

2013-11-29

Número

Sección

ARTIGOS