A INSERÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA CERTIFIC NOS CURSOS TÉCNICOS DO IF-SC, CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE
Palabras clave:
Educação profissional, reconhecimento de saberes, inclusão.Resumen
O presente trabalho insere-se no campo das políticas de inclusão da educação profissional, tomando como problemática a compreensão sobre o processo de certificação de saberes da rede CERTIFIC, com enfoque nos candidatos-trabalhadores que concluíram todas as etapas previstas pelo programa e que se inseriram nos cursos regulares ofertados pelo IFSC, câmpus Florianópolis-Continente. Buscou-se como objetivos: a) identificar o quantitativo de trabalhadores participantes do Programa que atualmente frequentam os cursos no câmpus; b) conhecer a trajetória de ingresso (etapas de reconhecimento de saberes) dos participantes inscritos no programa que ingressaram nos cursos ofertados; c) caracterizar a inserção destes profissionais nos cursos do câmpus buscando resgatar o significado que atribuem à formação profissional. A amostra da pesquisa compreendeu o total de participantes do processo de reconhecimento de saberes do Programa CERTIFIC do câmpus Florianópolis-Continente, no período de 2010 e 2011, que ingressaram nos cursos FIC, PROEJA e Técnicos Subsequentes atualmente ofertados. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, já que investiga a realidade do IFSC, câmpus Florianópolis-Continente. A interpretação dos dados permite destacar a importância desse modelo de acesso na Instituição, tendo em vista os depoimentos dos candidatos, os quais afirmam, de forma unânime, ter ingressado nos cursos pela via do Programa CERTIFIC, destacando ainda, a importância desta formação teórica para o aprimoramento de suas práticas profissionais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).