O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO TÉCNICO PARA A OTIMIZAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Keywords:
Neurociência, Mapas Mentais Aprendizagem, Empreendedorismo, Inovação, Desenvolvimento Psicológico, Ensino Técnico e Tecnológico.Abstract
A educação técnica e tecnológica objetiva a preparação do futuro profissional para o mercado de trabalho do século XXI, sendo essencial estimular e abastecer estes profissionais para as exigências do dia-a-dia em suas atribuições, em qualquer que seja sua atividade. Em busca desse desenvolvimento pessoal, surge a Neurociência, que traz o conceito do sujeito cerebral, possibilitando compreender que existe uma biologia, uma anatomia, uma fisiologia naquele cérebro que aprende, que é único na sua singularidade dentro da diversidade de alunos em sala de aula. Dessa forma, o texto, embasado na articulação entre neurociências e educação, apresenta considerações sobre como a técnica de mapas mentais auxilia na otimização da capacidade cognitiva e pode contribuir como estratégia no ensino-aprendizagem na formação dos alunos dessa modalidade de ensino. A partir de uma experiência prática de aplicação de Mapas Mentais como ferramenta de gerenciamento de informações e desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: análise, comparação, organização, classificação, generalização, síntese, memorização, criação, raciocínio, etc.) este trabalho avalia, na visão do professor, os benefícios do uso desta técnica em sala de aula como potencializador da inteligência fluída. As respostas do questionário aplicado aos professores que participaram da oficina permitem identificar que reconhecem na técnica uma ferramenta que oportuniza o desenvolvimento de características fundamentais para a formação do perfil empreendedor e inovador dos sujeitos que deixam a escola para exercerem atividades de gestão e liderança nas empresas .Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).