AGROINDÚSTRIA DO IFRS CAMPUS SERTÃO: análise de sua cadeia de suprimentos e gestão de estoques

Authors

  • Raquel Breitenbach
  • Airton Polon Estudante de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão.
  • Diego Biulchi Estudante de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão.
  • Edson Vianna Estudante de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão.

Keywords:

Agroindústria IFRS, cadeia de suprimentos, estoques

Abstract

A agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, embora não tenha como objetivo central gerar lucros, tem significativa importância econômica para a instituição, já que seu foco é servir como laboratório para as aulas práticas, ou seja, aprendizado dos alunos e fornecimento de alimentos processados para o refeitório da instituição, com comercialização do excedente. Mesmo assim, se reconhece a importância de manter a eficiência dos processos produtivos, sendo esse um campo de estudo da área da gestão. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva analisar aspectos da estrutura organizacional da agroindústria, como se dá a gestão da cadeia de suprimentos e a administração de estoques da organização. A pretensão é identificar potencialidade e gargalos nesses processos, contribuindo para possíveis melhorias. Para fins de classificação, a presente pesquisa se enquadra num estudo qualitativo, que utilizou o método de estudo de caso, e instrumento entrevista para a coleta de dados. Como principal resultado, foi possível observar que as especificidades da organização permitem eficiência na gestão da cadeia de suprimentos e na gestão de estoques. Além disso, a estrutura organizacional é formal e o poder decisório obedece a estrutura definida a partir de concurso público.

Author Biography

Raquel Breitenbach

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Mestre e Doutora em Extensão Rural. Professora na Área de Gestão Rural do IFRS Campus Sertão.

Published

2012-10-27

Issue

Section

ARTIGOS