PROSPECÇÃO E FORMAÇÃO DE REDE(S) DE COOPERAÇÃO DAS COOPERATIVAS VIRTUAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DAS REGIÕES DA AMREC E AMUREL: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS
Keywords:
Cooperativismo, Agricultura Familiar, Economia SolidáriaAbstract
Nas regiões abrangidas pela AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna), os agricultores familiares vêm se organizando em cooperativas virtuais com o objetivo de vencer alguns obstáculos, tais como: barreiras sanitárias, tributárias e de escala de produção. Sem esse tipo de organização, individualmente, dificilmente conseguiriam superar esse obstáculos. Estas cooperativas, já estão em funcionamento há alguns anos nas regiões citadas, mas enfrentam problemas com os altos custos de manutenção, em relação a baixa renda dos agricultores associados. O desafio agora é o de organizar estas cooperativas para que trabalhem em redes de cooperação para que haja somatização de esforços, o que trará benefício para cada membro do grupo. O papel do trabalho é auxiliar essas cooperativas a consolidar os espaços por elas já conquistados e, principalmente, o de prospectar novas formas coletivas de inserção ao mercado, incentivando as relações intercooperativas e, assim, facilitar a criação de uma rede de cooperação nas regiões da AMREC e AMUREL.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).