ANÁLISE DO TEMA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLDEM À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS PRESSUPOSTOS C,T&S

Authors

  • Fábio Dominguini
  • Glenda Clemes
  • Olivier Allain

Keywords:

Radioatividade, Aprendizagem Significativa e PNLDEM.

Abstract

Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa do Instituto Federal de Santa Catarina-Campus Araranguá sobre o uso de videoaulas embasadas na teoria de aprendizagem significativa sobre radioatividade e consiste de uma análise de dez livros do PNLDEM (Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio). Os critérios de análise fundamentaram-se, assim, na teoria de David Ausubel, bem como contemplaram questões relativas a um enfoque C, T, S&A. Procurou-se observar, desse modo, se os livros estão adaptados a uma aprendizagem significativa e a um olhar sobre ciência e tecnologia mais responsável e crítico. Obteve-se, num crivo organizado em forma de tabela, alguns elementos para uma reflexão por parte de educadores e subsídios para o desenvolvimento de possíveis pesquisas sobre o tema.  A análise aponta que, se a ausência de erros científicos, a organização conceitual e a inserção de temas sociais e ambientais nos livros demonstram preocupação e, às vezes, grande qualidade no tratamento dado ao tema da radioatividade, nem todos os livros abordam o tema de acordo com uma teoria de aprendizagem como a significativa, dando ênfase ao conhecimento prévio, por meio, por exemplo, de lembretes relativos aos subsunçores necessários à assimilação de novos conceitos e estabelecendo conexões entre os saberes. Alguns livros trazem informações que relacionem a radioatividade a questões sociais e ambientais, outros privilegiam uma abordagem conceitual, porém raros são os que associam o cuidado com a potencialidade de aprendizagem e a sequência conceitual aos fatores sociais e ambientais que marcam fortemente o tema da radioatividade. Estes dados ajudou os autores a construir um panorama didático para a construção de um vídeo sobre radioatividade, potencial organizador prévio em aulas sobre o tema, relacionado no final do trabalho.

Author Biography

Fábio Dominguini

Acadêmico do Curso de Licenciatura em ciências da natureza com habilitação em Física

Published

2012-11-07

Issue

Section

ARTIGOS