ESCRITÓRIO MODELO PARA ASSESSORIA DAS ATIVIDADES DE ENGENHARIA DO CAMPUS CRICIÚMA-SC
Keywords:
Escritório Modelo, Edificações, Patologias em construções.Abstract
A vivência da experiência profissional, através do estágio curricular durante o curso Técnico, auxilia o processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita ao aluno um primeiro contato com o mercado de trabalho e uma correlação entre os conhecimentos teórico e prático. Contudo, verifica-se que determinados projetos pedagógicos dos cursos técnicos deixaram de contemplar o estágio como disciplina obrigatória, emergindo uma lacuna na formação curricular do aluno.
Por outro lado, a crescente demanda de serviços no setor de engenharia do IFSC, devido à política de expansão da rede federal de institutos e às solicitações específicas de cada campus em questões referentes a readequações e manutenções de suas estruturas físicas, resultaram num volume grande de demandas a serem atendidas por um único setor de engenharia da rede.
Diante destes fatos, viu-se a possibilidade da criação de um grupo de trabalho (escritório modelo) para auxiliar o setor de engenharia do IFSC e através disso, oportunizar aos alunos e professores da rede um espaço constituído para trocas de experiências e desafios profissionais, visualizando suprimir essa lacuna da formação técnica. Assim, foi elaborado um projeto que tem como objetivo principal oportunizar aos alunos, o envolvimento com projetos e problemas reais, em situações que exigirão a aplicação dos conhecimentos adquiridos e das habilidades desenvolvidas durante o curso. O projeto contou com dois alunos bolsistas e teve como foco as demandas do setor de engenharia do IFSC e do próprio campus Criciúma, porém vislumbra-se a continuação do projeto para atender a comunidade em geral.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).