Responsabilidades sobre o plágio acadêmico
Abstract
Desde o primeiro semestre de 2022, o Conselho Editorial do IFSC, em conjunto com a Coordenadoria de Publicações, vem promovendo a série formativa “Diálogos Acadêmicos”. A iniciativa tem por objetivo promover debates virtuais visando qualificar processos editoriais. As palestras são transmitidas pelo canal do IFSC no Youtube, com a perspectiva de promover um intercâmbio com pesquisadores e leitores do Portal Periódicos do IFSC. A presente seção é um espaço de diálogo para aprofundar alguns tópicos que surgiram no debate “Diálogos Acadêmicos: o fantasma do plágio com a má conduta na escrita científica”, conduzido pelo Professor Eli Lopes da Silva.
Eli Lopes da Silva é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Editor de seção da revista Caminho Aberto, além de professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Eli fala à Revista RTC sobre os aspectos relacionados ao plágio acadêmico, o papel do docente na condução de seus orientandos, a influência de fatores externos que podem potencializar o plágio, bem como apresenta dicas práticas para combater essa conduta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).