Uma Análise Matemática Particular das Características Essenciais de Quadrados Mágicos de ordem ímpar: Uma Sugestão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática
Keywords:
Ensino e aprendizagem de matemática, Quadrados MágicosAbstract
Diversas pesquisas são realizadas em Educação Matemática e áreas afins na intenção de encontrar estratégias eficientes no processo de ensino e aprendizagem de matemática, contendo como foco desafios matemáticos. Este artigo propõe oferecer um estudo de um caso particular de Quadrados Mágicos de ordem ímpar, na intenção de sugerir esse modelo matemático como atividade pedagógica regular no ato de ensinar e no ato de aprender matemática na educação básica. Vários matemáticos se envolveram em estudos sobre cubos e quadrados mágicos, principalmente na busca por respostas sobre suas relações, construções e classificação. Metodologicamente, exporemos alguns conceitos, teoremas e propriedades sobre Quadrados Mágicos e construiremos, em especial, os quadrados Mágicos de ordem ímpar. Espera-se que a utilização dos Quadrados Mágicos possa motivar o estudante a prosseguir seus estudos em busca de respostas para suas inquietações sobre a adequada aplicação da matemática em sua vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).