A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
Keywords:
Relação teoria e prática, Formação de professores, Políticas públicas educacionais,Abstract
Este estudo tem como tema a relação teoria e prática nas políticas educacionais para a formação docente. O problema que orienta a reflexão procura elucidar a seguinte questão: Como as políticas educacionais contribuem para a relação teoria e prática na formação docente? Dessa forma, o objetivo desse artigo é analisar como as políticas educacionais contribuem para a relação teoria e prática na formação docente. Esse artigo tem como proposta metodológica um estudo bibliográfico, pois articula-se, ao longo da análise, os referenciais teóricos com as normativas para a formação docente do período de 2001 a 2019, problematizando a relação teoria e prática nas políticas públicas educacionais. Entre os resultados do estudo, evidencia-se distintas concepções da relação teoria e prática, de avaliação e de currículo, pois a conjuntura social e política atual tem aprofundado cada vez mais a subordinação da educação ao mercado financeiro por meio de novas normativas para a Educação Básica e para a formação docente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).