Viabilidade técnica-econômica para uso de concretos autoadensáveis em indústrias de pré-fabricados

Authors

Keywords:

Construção Civil, Concreto Auto-Adensável, Cimento CP V-ARI

Abstract

A composição de custos dos concretos utilizados em obras decorre principalmente dos insumos utilizados e da mão-de-obra envolvida. Desta forma, as altas taxas de fluidez, auto adensamento, trabalhabilidade e melhor acabamento tornam o Concreto Auto-Adensável (CAA) uma alternativa viável a fim de reduzir os custos relativos à mão-de-obra. Porém, a exigência de aditivos superplastificantes e da adição de minerais finos elevam o custo material para composição do CAA, quando comparado a um Concreto Convencional (CCV). Dessa forma, esta pesquisa se desenvolve comparando os custos globais para produção de concretos com resistência à compressão média (fcm) entre 30 e 50 MPa a partir de experimentações com CAAs e CCV, com especial uso do Cimento Portland CP V-ARI, visando sua incorporação em uma indústria de pré-fabricados localizada no oeste catarinense. O custo total, sem a aplicação de Despesas e Bonificações Indiretas (BDI), demonstrou que CAA de classes com fcm<40 MPa apresentam custo médio 7,60% inferior ao CCV de referência (fcm=30 MPa). Além disso, os custos globais não avaliam os efeitos gerados em longo prazo como, por exemplo, a elevação da durabilidade em função da menor relação água/cimento (a/c), tornando os CAAs aqui pesquisados ainda mais competitivos.A composição de custos dos concretos utilizados em obras decorre principalmente dos insumos utilizados e da mão-de-obra envolvida. Desta forma, as altas taxas de fluidez, auto adensamento, trabalhabilidade e melhor acabamento tornam o Concreto Auto-Adensável (CAA) uma alternativa viável a fim de reduzir os custos relativos à mão-de-obra. Porém, a exigência de aditivos superplastificantes e da adição de minerais finos elevam o custo material para composição do CAA, quando comparado a um Concreto Convencional (CCV). Dessa forma, esta pesquisa se desenvolve comparando os custos globais para produção de concretos com resistência à compressão média () entre  e  a partir de experimentações com CAAs e CCV, com especial uso do Cimento Portland CP V-ARI, visando sua incorporação em uma indústria de pré-fabricados localizada no oeste catarinense. O custo total, sem a aplicação de Despesas e Bonificações Indiretas (BDI), demonstrou que CAA de classes com  apresentam custo médio 7,60% inferior ao CCV de referência (). Além disso, os custos globais não avaliam os efeitos gerados em longo prazo como, por exemplo, a elevação da durabilidade em função da menor relação água/cimento (), tornando os CAAs aqui pesquisados ainda mais competitivos.

Author Biographies

Anderson Renato Vobornik Wolenski, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Docente em Tecnologias e Projetos de Estruturas da Construção Civil, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Carlos-SC.

CV Lattes: CNPq

ORCID ID: ORCID

Scopus ID: 57195473693

Mendeley: Profile

Caroline Leal Faccin, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduanda em Engenharia Civil, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Carlos-SC.

João Paulo Boff Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Engenharia Civil, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP.

André Luis Christoforo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente em Engenharia Civil, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP.

Allan Borçato, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Docente em Projetos de Estruturas da Construção Civil, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Carlos-SC.

Published

2021-11-09

Issue

Section

ARTIGOS