Fabricação de papel utilizando celulose extraída do bagaço de cana-de-açúcar com adição de amido, extraído da casca de batata, como aditivo
Keywords:
Produção de papel, Bagaço de cana-de-açúcar, Celulose, Casca de batata, Amido.Abstract
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, consequentemente, o país que possui a maior geração de biomassa residual (bagaço e palha de cana-de-açúcar). A cada tonelada de cana processada são gerados cerca de 140 kg de bagaço. Outro rejeito muito produzido pela indústria alimentícia é a casca de batata inglesa, que possui uma grande quantidade de amido em sua composição. A biomassa gerada por essas indústrias, mais especificamente a indústria de papel, com o processo kraft, são a causa de diversos problemas ambientais, econômicos e sociais. A vista disso, averiguou-se uma forma sustentável para produção de papel com o uso de fontes e recursos que fossem rejeitos, como o bagaço de cana-de-açúcar e a casca de batata. Para isso, a metodologia baseou-se na extração de celulose do bagaço de cana-de-açúcar pelo método de extração por Soxhlet, usando como solventes hexano e álcool etílico; seguido de branqueamento com lavagem alcalina utilizando hidróxido de sódio e peróxido de hidrogênio, obtendo-se rendimentos de 29, 74, 67 e 58% para granulometrias de 63 , 150 , 250 e 850 respectivamente. Para melhorar a qualidade do papel, houve adição de amido extraído da casca de batata por processo de lavagem para retirada de impurezas, moagem com água gelada e decantação. Realizaram-se testes físicos, para fins comparativos entre os papéis produzidos e a folha sulfite (papel comumente comercializado). Os melhores valores de cada ensaio foram atribuídos aos papéis da granulometria de 850 com e sem adição de amido: no ensaio de gramatura foram obtidos valores de 50,8 g/m2 e 49,5 g/m2; para a umidade os valores foram 12,8 e 13,4%; e resistência à tração apresentou valores de 1,8 x 10-3 e 1,6 x 10-3, todos respectivamente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).