POSSIBILIDADES DE INCORPORAÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO BÁSICO
Abstract
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo discutir a potencialidade de incorporar questões ambientais no ensino de Física. Para tanto, foi elaborada uma Sequência Didática utilizando aula de campo e a produção de vídeos. Procuramos, neste artigo, analisar atitudes e posicionamentos de alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública brasileira frente ao tema da produção de energia elétrica em larga escala e eles são capazes de reconhecer e compreender algumas controvérsias relacionadas com essa temática. As análises indicam que a abordagem de questões ambientais possui um potencial considerável para a tomada de decisão e no desenvolvimento de pensamento crítico dos alunos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).