SEU FOSSINHA VAI À COMUNIDADE: DISSEMINAÇÃO CONHECIMENTO TÉCNICO SOBRE AUTOCONSTRUÇÃO DE SISTEMA INDIVIDUAL DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DE BAIRROS PERIFÉRICOS DE CRICIÚMA/SC
Keywords:
saneamento básico, fossa séptica, filtro anaeróbio, extensãoAbstract
A realidade do saneamento básico no Brasil ainda é precária, especialmente na área de coleta, tratamento e destino final do esgoto doméstico. Em Criciúma, proprietários de casas de até 60 m² podem solicitar alvará de construção sem apresentar projeto hidrossanitário e, nestes casos, o setor responsável da Prefeitura orienta como construir um sistema de tratamento de esgoto individual. Em 2012, por meio do Projeto de Extensão “Como construir uma fossa de forma correta? Seu Fossinha sabe!”, financiado pelo Edital APROEX 01/2012/PRERE/IFSC, elaborou-se uma cartilha ilustrada de fácil leitura com base nessas orientações. Desde maio de 2013, a Prefeitura disponibiliza as cartilhas em seu setor de obras. No entanto, para garantir que este conhecimento técnico atinja a comunidade dos bairros periféricos do município que não são atendidos por sistema público de coleta e tratamento de esgoto, propôs-se o Projeto de Extensão “Seu Fossinha vai à comunidade”, financiado pelo Edital APROEX 01/2013/PROEX/IFSC. O objetivo pro projeto é promover a educação socioambiental por meio da transposição do conhecimento técnico sobre sistema de tratamento de esgoto individual para uma forma mais acessível e sua transferência para a população, facilitando a compreensão e aplicação na autoconstrução de fossas sépticas e filtros anaeróbios. Espera-se que, com a realização destas atividades, a população compreenda a importância de construir corretamente seu sistema de tratamento de esgoto individual para a melhoria do saneamento básico em sua região.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).