DIAGRAMA V NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS DE CORTE EM USINAGEM NO CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA
Keywords:
Eletromecãnica, Parâmetros de corte, Diagrama VAbstract
A usinagem é de suma importância pois a maior parte de todos os produtos industrializados em alguma de suas etapas de produção sofre algum processo de usinagem. Para a realização deste processo é utilizado algumas máquinas, que possuem componentes usinados, como por exemplo: o torno, é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Também podemos citar a fresadora, é uma máquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. A operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada simultaneamente. Para uma aula com aprendizagem significativa foram variados os parâmetros de corte e para que os alunos entendessem a influência destes sobre algumas características da usinagem. Diagrama V é um instrumento heurístico proposto, originalmente, por D.B. Gowin (1981; Gowin e Alvarez, 2005), para a análise do processo de produção de conhecimento (ou seja, análise das partes desse processo e a maneira como se relacionam) ou para "desempacotar" conhecimentos documentados em artigos de pesquisa, livros, ensaios, etc.. Por isso mesmo, é também chamado de Vê epistemológico, Vê do conhecimento, Vê heurístico ou, ainda, Vê de Gowin [1].
Para a realização dessa experiência foi usada duas formas de abordagem, uma em que os alunos fariam a experiência e relatariam de forma comum, mostrando que modificou, e o que entendeu com a prática. Um segundo grupo de alunos fizeram a experiência com o auxilio do V de Gowin. O diagrama V é dividido em duas partes, de um lado é colocada a parte conceitual, teórica. Do outro lado, é colocado o resultado da prática.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).