ESTUDO DA FORMAÇÃO DE UM COMPOSTO DE COORDENAÇÃO DE Fe-AAS APLICADO PARA O TRATAMENTO DA DRENAGEM ÁCIDA DE MINAS
Keywords:
Composto de Coordenação Ferro(III), Ácido Acetilsalicílico, DAM.Abstract
A drenagem ácida de mina (DAM) é um problema sério que atinge vários países. Esta é proveniente das atividades de mineração de metais ou carvão e promovem a degradação do solo, águas subterrâneas e superficiais. No Brasil, o problema se concentra no estado de Santa Catarina, atingindo principalmente as bacias hidrográficas da região Sul desse Estado.
A DAM é resultado da oxidação dos minerais de sulfeto, onde a forma do sulfeto mais comum presente neste meio é a pirita (FeS2). Esse tipo de resíduo é caracterizado por um pH igual ou menor a 3, altas concentrações de Al, Fe, Mn, entre outros metais. O baixo pH aumenta a mobilidade dos metais tóxicos, que podem prejudicar as águas do local por até séculos.1 O prejuízo ambiental causado por esse fenômeno tem chamado atenção e a busca por soluções é cada vez mais importante.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo promover a síntese de um composto de coordenação de Fe(III), proveniente da reação de oxidação da pirita, com ácido acetilsalicílico (AAS) a fim de isolar o metal do meio e auxiliar no tratamento desse resíduo.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).