PROEJA: O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO.
Palavras-chave:
Currículo. Integração. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este artigo apresenta refl exões acerca da construção e do desenvolvimento curricular do curso do PROEJA do Campus Florianópolis, pertencente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), identifi cando os limites, possibilidades e estratégias para se promover a integração entre a formação geral e a formação profi ssional. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, no mês de dezembro de 2006, envolvendo quinze professores dos Departamentos Acadêmicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Construção Civil e Formação Geral do Campus Florianópolis. Cabe ressaltar que, no momento da realização da pesquisa, o IF-SC denominava-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). A análise dos dados possibilitou a conclusão de que a integração curricular é considerada indispensável pelos docentes, especialmente os da formação geral e que é necessária a adoção de diferentes estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem destinado aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Os entrevistados apontam, também, algumas possibilidades para se efetivar o desenvolvimento de um currículo, contemplando diversas formas e momentos de integração.Downloads
Publicado
2013-02-22
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral