DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ADAPTAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REDUZEM O SEU POTENCIAL DE REÚSO

Autores

  • Sabrina Pitz Lima Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eliane Pozzebon UFSC
  • Luciana Bolan Frigo UFSC

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Objetos de Aprendizagem, Reúso.

Resumo

Neste trabalho serão apresentadas as principais dificuldades encontradas para o efetivo reúso dos REA’s e uma proposta para diminuir este problema. Criar um REA reusável não é uma tarefa trivial pois, existem entraves que acabam impossibilitando esse processo. Para que as dificuldades encontradas no reúso dos REA’s sejam superadas, sugere-se analisar os modelos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo. O modelo pedagógico contempla as formas e métodos de ensino-aprendizagem onde são tratados os aspectos referentes as práticas didático-pedagógicas. No que tange ao modelo tecnológico são abordadas as questões de usabilidade, acessibilidade e portabilidade. E por fim, o modelo de conteúdo que contém o conhecimento do domínio do REA a ser elaborado ou reutilizado. Durante o desenvolvimento de um REA deve-se levar em consideração os diferentes perfis de usuários, assim como as diferentes maneiras de utilização destes recursos. Propõe-se desenvolver uma metodologia para a construção e adaptação de REA’s reutilizáveis e que sejam de qualidade.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

RESUMOS