Reflexões sobre os impactos do ChatGPT nas práticas de Ensino e Pesquisa
Resumo
A série formativa “Diálogos Acadêmicos” é uma ação conjunta entre o Conselho Editorial do IFSC e a Coordenadoria de Publicações que visa promover debates com objetivo de qualificar as publicações técnico-científicas. Este evento é transmitido pelo canal do IFSC no Youtube, com a perspectiva de ampliar o debate para além dos muros da Instituição, assim como publicizar o Portal Periódicos do IFSC. Esta seção é uma segunda etapa, com discussões mais profundas sobre os aspectos abordados durante a palestra “Diálogos Acadêmicos: Os impactos do ChatGPT nas práticas de Ensino e Pesquisa”, que teve a participação de Ana Paula, Mario e Volmir.
Nesta entrevista, Ana Paula, Mario e Volmir falam à Revista RTC sobre os possíveis caminhos para a regulamentação da Inteligência Artificial nas instituições, quais são as possíveis aplicabilidades da ferramenta para o ensino, como podemos capacitar os servidores para o uso crítico das tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, e, por fim, discutem-se os riscos inerentes ao uso da ferramenta no Ensino, Pesquisa e Extensão. Na parte final da entrevista, é apresentado ao leitor um texto elaborado pelo ChatGPT, em que a ferramenta faz uma crítica sobre o texto de resposta de cada entrevistado.
DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.16608
Biografia do Autor
Ana Paula Kuczmynda da Silveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Diretora-geral do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Docente de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Mario de Noronha Neto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José.
Volmir Von Dentz
Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Educação pela UNICAMP
Docente do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus de São José
Jesue Graciliano da Silva
Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Instituto Federal de Santa Catarina, do Câmpus São José
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral