Uma Análise Matemática Particular das Características Essenciais de Quadrados Mágicos de ordem ímpar: Uma Sugestão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de matemática, Quadrados MágicosResumo
Diversas pesquisas são realizadas em Educação Matemática e áreas afins na intenção de encontrar estratégias eficientes no processo de ensino e aprendizagem de matemática, contendo como foco desafios matemáticos. Este artigo propõe oferecer um estudo de um caso particular de Quadrados Mágicos de ordem ímpar, na intenção de sugerir esse modelo matemático como atividade pedagógica regular no ato de ensinar e no ato de aprender matemática na educação básica. Vários matemáticos se envolveram em estudos sobre cubos e quadrados mágicos, principalmente na busca por respostas sobre suas relações, construções e classificação. Metodologicamente, exporemos alguns conceitos, teoremas e propriedades sobre Quadrados Mágicos e construiremos, em especial, os quadrados Mágicos de ordem ímpar. Espera-se que a utilização dos Quadrados Mágicos possa motivar o estudante a prosseguir seus estudos em busca de respostas para suas inquietações sobre a adequada aplicação da matemática em sua vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral