A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
Palavras-chave:
Relação teoria e prática, Formação de professores, Políticas públicas educacionais,Resumo
Este estudo tem como tema a relação teoria e prática nas políticas educacionais para a formação docente. O problema que orienta a reflexão procura elucidar a seguinte questão: Como as políticas educacionais contribuem para a relação teoria e prática na formação docente? Dessa forma, o objetivo desse artigo é analisar como as políticas educacionais contribuem para a relação teoria e prática na formação docente. Esse artigo tem como proposta metodológica um estudo bibliográfico, pois articula-se, ao longo da análise, os referenciais teóricos com as normativas para a formação docente do período de 2001 a 2019, problematizando a relação teoria e prática nas políticas públicas educacionais. Entre os resultados do estudo, evidencia-se distintas concepções da relação teoria e prática, de avaliação e de currículo, pois a conjuntura social e política atual tem aprofundado cada vez mais a subordinação da educação ao mercado financeiro por meio de novas normativas para a Educação Básica e para a formação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral