Cultura científi ca e tecnológica, espetáculo e habitus na formação de professores a distância(?)
Palavras-chave:
cultura científi ca e tecnológica, sociedade do espetáculo, habitus, educação presencial e a distância, ensino e formação de educadoresResumo
Partirmos da problematização de questões subjacentes às nossas experiências docentes em cursos de formação de educadores, nas modalidades de educação presencial e a distância, para refl etirmos sobre a necessidade de incorporação da cultura científi ca e tecnológica nesses diferentes espaços educacionais. A verifi cação da preponderância dessa cultura em nossas sociedades atuais, caracterizadas pela noção de sociedade do espetáculo, traz infl exões para a análise das práticas educativas e dos processos de formação de professores, nas modalidades de educação presencial e a distância. A partir do balanço prévio da situação da formação de professores na modalidade de educação a distância, no Brasil, argumentamos que a mesma mantém íntima relação e tende a reproduzir concepções e práticas presentes na educação presencial, implicando limites e possibilidades que representam desafi os para a refl exão dessa formação. Um desses desafi os é promover o diálogo, a refl exão e a incorporação crítica da cultura científi ca e tecnológica no habitus e no modo de vida dos professores, desde os processos de formação inicial à continuada.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral