46 APONTAMENTOS DE UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA: a formação profissional depende só da educação profissional?
Palavras-chave:
Formação docente, Educação profissional, Ensino médio, CompetênciasResumo
O presente trabalho tem por intuito levar à discussão uma das principais questões relativas à formação de competências básicas e profissionais. Com base nos resultados de pesquisa desenvolvida em torno da temática das deficiências apresentadas pelos alunos que ingressam em cursos técnicos de nível médio, relativamente às competências que deveriam ser desenvolvidas na educação básica, apontou-se como prioritário a questão da formação do docente do Ensino Médio. Foi aplicada pesquisa qualitativa contendo questões objetivas, desenvolvidas sob forma de múltipla escolha,com três variantes, cujo público alvo foram docentes de cursos técnicos de nível médio de uma instituição de
educação profissional, com abrangência estadual. Após análise dos dados obtidos, foram elaborados gráficos que facilitam
a visualização das condições apresentadas sobre as competências básicas de alunos egressos ou cursando o último ano
do Ensino Médio.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral