EJA – EPT: A PANDEMIA COVID-19 E O AGRAVAMENTO DA CRISE CAPITALISTA
Resumo
A crise capitalista se reestrutura continuamente, bem como o faz os meios de produção e de exploração de mão de obra; como exemplo, temos a inserção da tecnologia que supostamente atribui empreendedorismo ao trabalhador. A crise é acentuada quando ocorrem situações que desvelam a desigualdade social que nos cerca, como ocorre com a pandemia da COVID-19. Isso posto, nosso objetivo é contextualizar a influência da pandemia no contexto da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA – EPT), na relação trabalho e educação. Este ensaio dissertativo foi organizado metodologicamente percorrendo obras de estudiosos da relação entre trabalho e educação, e os resultados evidenciam que a crise gerada pela pandemia acentua ainda mais as desigualdades sociais, principalmente para aqueles que já eram desfavorecidos pelo sistema, como o público da EJA – EPT.
Palavras-chave: EJA – EPT. Pandemia. Crise capitalista.
Palavras-chave: EJA – EPT. Pandemia. Crise capitalista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).