EJA – EPT: A PANDEMIA COVID-19 E O AGRAVAMENTO DA CRISE CAPITALISTA

Authors

  • Shirley Bernardes Winter Universidade Federal de Santa Maria-RS
  • Mariglei Severo Maraschin Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

The capitalist crisis is continually restructured as well as the means of production and exploitation of labor, for example, we have the insertion of technology that supposedly attributes entrepreneurship to the worker. The crisis is accentuated when situations occur that reveal the social inequality that surrounds us, such as the covid-19 pandemic. That said, our objective is to contextualize the influence of the pandemic in the context of EJA EPT, in the relationship between work and education. This essay was methodologically organized covering works by scholars of the relationship between work and education and the results show that the crisis generated by the pandemic further accentuates social inequalities, especially for those who were already disadvantaged by the system, such as the EJA EPT audience.

Author Biographies

Shirley Bernardes Winter, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Bacharel em Administração (2008), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Especialista em Gestão de Pessoas (2011), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Licenciada em Educação Profissional e Tecnológica (2020), pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM) na linha de Pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, Bolsista Capes, Integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisas TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, trabalho e trabalho pedagógico.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Foi professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete atuando nos cursos de Licenciatura em Química, Tecnólogo em Agroindústria e Técnico em Informática e coordenadora da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA do Campus Júlio de Castilhos . Foi pesquisadora do grupo CAPES / PROEJA UFRGS. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós / UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando os seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar.

Published

2021-12-30