TRAJETÓRIAS ESCOLARES NARRADAS POR CINCO ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Trajetórias Escolares. Narrativas.Resumo
Este estudo apresenta os percursos vivenciados por cinco alunos da Educação de Jovens e Adultos. Acreditamos que ao abordarem sobre suas trajetórias, as narrativas desses protagonistas podem contribuir para refletirmos sobre as políticas educacionais para a EJA por evidenciarem a diversidade que é inerente a esse público. O objetivo geral deste trabalho consistiu em dar voz a estes alunos com vistas a conhecermos um pouco mais sobre suas trajetórias escolares. Pretendíamos também averiguar o incentivo da família aos estudos; verificar em que momento a educação foi negada; identificar os aspectos que influenciaram na construção da identidade e na formação desses sujeitos. Utilizamos a entrevista para coletar os dados que foram analisados a partir das narrativas orais. Como resultados, identificamos formas de viver singulares no convívio familiar, nas lembranças escolares, nas interrupções e retorno a escola, nos saberes de vida e nos valores que possibilitaram aos entrevistados prosseguirem em seus sonhos e realizações.
Referências
______. (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
ARROYO, M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: CONSTRUÇÃO coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MMEC, RAAAB, 2005.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18. ed. rev. ampl. São Paulo: 1988.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CONFERÊNCIA internacional sobre a educação de adultos (V: 1997 : Hamburgo, Alemanha): Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/UNESCO, 1999.
CHAUÍ, M. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CUNHA, M. I. Conta-me agora. As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. l-2, p.185-195, jan./dez. 1997.
DI PIERRO, M. C. et al. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, São Paulo, ano XXI, n. 55, nov./2001.
GIOVANETTI, M. A. G. de C. A relação educativa na educação de jovens e adultos: suas repercussões no enfrentamento das ressonâncias da condição de exclusão social. In: REUNIÃO Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, XXVI, 2003, Poços de Caldas. Anais. Poços de Caldas: [s.n.], 2003.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p.108-130, mai./ago. 2000.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, I. A. Educação de Jovens, Adultos e Idosos: Aprendizagem ao Longo da Vida. In: SALTO para o Futuro. Educação ao longo da vida. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, Ano XIX, n. 11, set./2009.
OLIVEIRA, M. K. de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 59-73, set./dez. 1999.
PINEAU, G. Histoires de vie et histoires de famille: dês histoires enchevêtrees. Journée d’Etude du Service de Placement Familial de la Association Départemental pour l’Education et l’Insertion (ADEI), Palis des Congrès de Rochefort – Jeudi 18 Novembre 2004. Disponível em <http://hivigo.free.fr/textes/textedoc.htm>. Acesso em 10 abr. 2004.
SANTOS, G. L. dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 107-125, set./dez. 2003.
SARTI, C. A. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2003.
SOARES, L. J. G. A educação de jovens e adultos: momentos históricos e desafios atuais. Revista Presença Pedagógica, v. 2, n.11, set./out. 1996.
SOUZA, E. C. de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teóricometodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan/abr. 2006.
______. Abordagem experiencial: pesquisa educacional, formação e histórias de vida. In: SALTO para o Futuro. Histórias de Vida e Formação de Professores. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância. Boletim 01. Março/2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).