PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE HOSPEDAGEM DA MODALIDADE PROEJA NO IFAL: CONHECENDO A REALIDADE DOS TÉCNICOS AO TÉRMINO DA FORMAÇÃO
Palavras-chave:
PROEJA. Egressos. Trabalho. Inclusão Social.Resumo
O objetivo desse estudo foi conhecer a realidade dos egressos do Curso Técnico em Hospedagem, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/IFAL) do Campus Marechal Deodoro. Esse interesse se justifica por saber que o PROEJA busca atender à demanda de jovens e adultos, pela oferta da educação profissional técnica de nível médio. Neste sentido, buscamos conhecer as concepções dos alunos sobre o curso após sua formação, se eles estão trabalhando na área e o que foi mais importante durante o processo formativo.A metodologia escolhida foi de natureza qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Acreditamos que o PROEJA deve ser concebido diferentemente de outros programas já implementados pelo governo federal ao longo dos anos para atender a esse universo, pois, neste momento, existem dois olhares numa mesma proposta, ou seja, a educação e o trabalho. Possibilitar discussões e reflexões sobre este cenário e, especialmente, sobre uma prática efetiva da vivência pessoal e profissional destes alunos na sociedade traz à tona diversas possibilidades de intervenção, já que estes alunos desejam a inclusão social, o reconhecimento social e a capacidade de serem produtivos numa sociedade moderna e globalizada.
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base. Programa nacional de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de educação de jovens e adultos. Brasília: SETEC/MEC, 2009.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.
EDUCAÇÃO NA MÍDIA. 2013. Todos pela Educação. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/29069/brasil-evolui-mas-continua-entre-os-piores-em-ranking-mundial-de-ensino/>. Acesso em: 27 ago. 2015.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da Pesquisa Científica. Universidade Estadual do Ceará. 2002. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados>. Acesso em: 10 mar. 2016.
________. 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2009>. Acesso em: 10 mar. 2016.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LEITE, Sergio Antonio da Silva; GAZOLI, Daniela G. Donadon. Afetividade no processo de alfabetização de jovens e adultos. EJA em Debate, v. 1, n. 1, nov. 2012. p. 74-104.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Maria Margarida. Pesquisa com foco na educação de trabalhadores a partir do PROEJA. In.: MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emília de Castro (Orgs.). Educação dos trabalhadores: políticas e projetos em disputa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
MAHONEY, Abigail Alvarenga, ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 20, 2005, p. 11-30.
MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
MOLL, Jaqueline (Org.) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
OLIVEIRA, Ramon. Por uma educação profissional democrática e emancipatória. In: ________. (Org.) Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional: politicas públicas em debate. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PNAD. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2012>. Acesso em: 12 nov. 2015.
SANTOS, Simone Valdete dos. Sete lições sobre o PROEJA. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).