O projeto educativo de uma professora na perspectiva freireana: a narrativa de uma práxis emancipadora

Autores

  • Daniela Gobbo Donadon Gazoli UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Alves Fernandes Costa UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sérgio Antônio da Silva Leite UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Práxis educativa. Formação emancipadora. Educando adulto. Projeto educativo e narrativa docente.

Resumo

Este texto apresenta a narrativa de uma professora, atuante nos anos iniciais do ensino fundamental na educação de adultos, que desenvolveu um trabalho pedagógico diário pautado nos principais conceitos que norteiam o referencial político educacional defendido por Paulo Freire. Pretende-se partilhar o consistente trabalho e as práticas desta professora, que envolvem projetos de formação com alunos adultos, de 60 e 94 anos de idade, no contexto de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Neste texto, analisa-se a práxis desenvolvida pela docente, na perspectiva freireana, que pressupõe a existência de um projeto político pedagógico de formação do aluno adulto. Tal projeto insere-se na realidade vivenciada pelo aluno a partir de novas perspectivas de atuação e intervenção, dotando-o de elementos que o permitem atuar de forma qualitativamente diferenciada nos contextos em que vive. Os dados fazem parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida por um dos autores, e foram coletados por meio dos procedimentos de autoscopia e entrevista.

Biografia do Autor

Daniela Gobbo Donadon Gazoli, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP. Cursando Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP. Realizou intercâmbio acadêmico na Espanha, na Universidad Complutense de Madrid — UCM. Em 2007, iniciou seus estudos como pesquisadora no Grupo do Afeto, inserido no grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita – ALLE. De 2011 a 2013, foi bolsista de Mestrado, em regime de dedicação exclusiva, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo — FAPESP. Atualmente é professora de Graduação em cursos de Pedagogia.

Adriana Alves Fernandes Costa, UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP. Realizou intercâmbio acadêmico em Portugal, na Universidade de Lisboa – UL. É professora na área de educação de adultos há mais de dez anos. Em 2006, iniciou seus estudos como pesquisadora no Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Continuada – GEPEC. Em 2010 foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Atualmente é professora Adjunta da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sérgio Antônio da Silva Leite, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Desde os anos 1970, desenvolve e orienta estudos e pesquisas sobre a questão da Alfabetização Escolar. É membro do grupo de pesquisa ALLE — Alfabetização, Leitura e Escrita, na FE/UNICAMP, onde organizou o Grupo do Afeto, que vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema da Afetividade no processo de mediação pedagógica. Foi diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, no período 2008 a 2012. 

Referências

FREIRE, Paulo. A mensagem de Paulo Freire: teoria e prática da libertação. Editora Nova Crítica Porto, 1971.

_________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

_________. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

_________. Pedagogia do Oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_________. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

_________. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GAZOLI, Daniela Gobbo Donadon. Afetividade e Condições de Ensino na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2013.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Revisitando o Pensamento de Paulo Freire. Revista Linha Mestra, Ano VIII, no. 24. Edição Especial – 19° Congresso de Leitura do Brasil. 2014.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva; COLOMBO, Fabiana Aurora. A voz do sujeito como fonte primária na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. IN: Pimenta, S. G.; Ghedin,E.; Franco M. A. S. (Orgs). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES