O projeto educativo de uma professora na perspectiva freireana: a narrativa de uma práxis emancipadora
Palabras clave:
Práxis educativa. Formação emancipadora. Educando adulto. Projeto educativo e narrativa docente.Resumen
Este texto apresenta a narrativa de uma professora, atuante nos anos iniciais do ensino fundamental na educação de adultos, que desenvolveu um trabalho pedagógico diário pautado nos principais conceitos que norteiam o referencial político educacional defendido por Paulo Freire. Pretende-se partilhar o consistente trabalho e as práticas desta professora, que envolvem projetos de formação com alunos adultos, de 60 e 94 anos de idade, no contexto de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Neste texto, analisa-se a práxis desenvolvida pela docente, na perspectiva freireana, que pressupõe a existência de um projeto político pedagógico de formação do aluno adulto. Tal projeto insere-se na realidade vivenciada pelo aluno a partir de novas perspectivas de atuação e intervenção, dotando-o de elementos que o permitem atuar de forma qualitativamente diferenciada nos contextos em que vive. Os dados fazem parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida por um dos autores, e foram coletados por meio dos procedimentos de autoscopia e entrevista.
Citas
_________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
_________. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
_________. Pedagogia do Oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_________. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
_________. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GAZOLI, Daniela Gobbo Donadon. Afetividade e Condições de Ensino na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2013.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Revisitando o Pensamento de Paulo Freire. Revista Linha Mestra, Ano VIII, no. 24. Edição Especial – 19° Congresso de Leitura do Brasil. 2014.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; COLOMBO, Fabiana Aurora. A voz do sujeito como fonte primária na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. IN: Pimenta, S. G.; Ghedin,E.; Franco M. A. S. (Orgs). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).