PLATAFORMAS E INTERFACES ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palabras clave:
EJA. Experiência Formativa. Plataformas e interfaces online.Resumen
Apresentamos uma análise descritiva/reflexiva de uma experiência formativa com professores pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a realização de um minicurso intitulado “Incursões de pesquisa online na EJA: plataformas e gerenciamento informatizado de referências”, no II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, em Salvador/BA, Campus I da UNEB, de 08 a 11 de novembro de 2015. O referido minicurso foi ministrado pelos autores desse artigo, com o objetivo de apresentar possibilidades de incursões online que auxiliassem os professores pesquisadores da EJA na preparação de práticas de ensino/aprendizagem e na produção de textos acadêmicos refletindo sua práxis e, por conseguinte, a difusão do conhecimento cientifico produzido no contexto. O minicurso contou com três oficinas: 1) Círculo de diálogos; 2) Plataformas de ensino online: práticas na EJA e 3) Gerenciamento informatizado de referências bibliográficas. Discutiram-se temas atuais na EJA que suscitaram a criação de uma rede de interação colaborativa a partir dos participantes.
Citas
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
MATTA, A.E.R.; MATOS OLIVEIRA, M.O. Educação Mídia e Design Pedagógico. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 15-21, jul./dez. 2014.
SILVA, Marco. Educação na cibercultura: o desafio comunicacional do professor presencial e on-line. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 20, p. 261-271, jul/dez 2003.
SILVEIRA, Sergio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HETKOWSKI, Tânia Maria (org.). Políticas públicas & inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).