UMA PRÁTICA FREIREANA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ PAULISTA (SP)
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Prática Freireana. Educação no Campo.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve relato da implementação de uma concepção freireana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Nazaré Paulista – SP, quando a autora atuou como Coordenadora de EJA no ano de 2013. Foram descritas as etapas vivenciadas para a adoção desta concepção; o percurso dos educadores na construção de material para as práticas pedagógicas; a elaboração de atividades que foram criadas para permitir e fortalecer a concepção de um coletivo; a leitura da realidade em que os educandos estavam inseridos, proporcionando o exercício do questionamento criativo e crítico; possibilitando a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel como construtor de sua realidade social. A metodologia utilizada para a prática foi amparada nos conceitos apresentados por Paulo Freire, nos livros Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 2006a) e Pedagogia da Esperança (FREIRE, 2006b). Estes conceitos foram abase para os trabalhos de orientação pedagógica, que norteou os encontros e reflexões dos educadores.
Citas
BERTUCCI, Ademar et al. Economia solidária: outra economia a serviço da vida acontece. Campanha da Fraternidade Ecumênica, 2010 – Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES. Disponível em: <http://base.socioeco.org/docs/cartilha_fbes.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2016.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os artigos 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao artigo 60 do ato das disposições constitucionais transitórias. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 13 set. 1996. p. 18109-18109. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc14.htm>. Acesso em: 23.set. 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, Brasília, DF, Diário Oficial da União, 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http:// http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23 set. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Caderno do Educando 4 – Economia Solidária, Caderno Pedagógicos educandas e educandos – Projovem Campo – Saberes da Terra. Brasília, DF, 2010.
CAMPOS, Judas Tadeu. A Educação do Caipira: sua origem e formação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, abr.-jun. 2011.
CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira e a transformação do seu meio de vida. São Paulo: Duas Cidades, 2001.
CARDOSO, Mona Lisa Foyer. Em busca do tempo perdido Caderno Cedes, Centro de Estudos Educação e Sociedade, São Paulo, 1996, n. 38, p.32-40.
CUNHA, Luiz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n. 100, especial, out. 2007.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n.105, set./dez. 2008.
EID, Farid. Descentralização do estado, economia solidária e políticas: construção da cidadania ou reprodução histórica do assistencialismo? Organização & Democracia, Unesp, Marília, v.8, 2007, p. 47-66.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006a.
_________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b.
_________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de Educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.33, n. 119 abr./jun. 2012.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. IN: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2001. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2016.
GARCIA, Regina Leite; VALLA, Victor A. A fala dos excluídos. Caderno Cedes, Centro de Estudos Educação e Sociedade, n. 38, São Paulo, 1996, p. 9-17.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estática. Cidades. Disponível em: <www.cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2016.
JESUS, Sonia Meire S. Azevedo de. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 167-186, jan./mar. 2015.
LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação básica para jovens e adultos da Modalidade EJA no Brasil: um resgaste histórico e legal. Curitiba: CRV, 2013.
LOBATO, Monteiro. Idéias de Jeca Tatu. São Paulo: Globo, 2008.
OLIVEIRA, Dalila Andrade de. Das políticas de governo a política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n.115, abr./jun. 2011.
QUEIROZ, João Batista Pereira de. A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. Revista NERA, Presidente Prudente, v. 14, n. 18, jan./jun. 2011, p. 37-46.
RANGEL, Mary; CARMO, Rosangela Branca do. Da Educação Rural à Educação do Campo: revisão crítica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, jul./dez. 2011, p. 205-214.
RODRIGUES, Cintya Maria Costa. Águas aos olhos de Santa Luzia: um estudo de memória sobre o deslocamento compulsório de sitiantes em Nazaré Paulista (SP). Campinas, SP: Unicamp, 1999.
ROSA, Daniela Souza da; CAETANO, Maria Raquel. Da educação rural à educação do campo: uma trajetória... Seus desafios e suas perspectivas. COLÓQUIO – Revista Científica da Faccat – v. 6, n. (1-2), jan./dez. 2008.
SAVIANI, Demerval. O plano de desenvolvimento da educação: analise do projeto do MEC. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, especial, out. 2007.
SILVA, Jair Militão da. A autonomia da escola pública: a re-humanização da escola. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.
SILVA JUNIOR, Astrogildo Fernandes da; BORGES NETTO, Mario. Por uma educação do Campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando - Revista Eletrônica de Culturas e Educação. v. 2, n.3, nov./2011, p. 45-60.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).