UMA PRÁTICA FREIREANA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ PAULISTA (SP)

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Prática Freireana. Educação no Campo.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve relato da implementação de uma concepção freireana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Nazaré Paulista – SP, quando a autora atuou como Coordenadora de EJA no ano de 2013. Foram descritas as etapas vivenciadas para a adoção desta concepção; o percurso dos educadores na construção de material para as práticas pedagógicas; a elaboração de atividades que foram criadas para permitir e fortalecer a concepção de um coletivo; a leitura da realidade em que os educandos estavam inseridos, proporcionando o exercício do questionamento criativo e crítico; possibilitando a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel como construtor de sua realidade social. A metodologia utilizada para a prática foi amparada nos conceitos apresentados por Paulo Freire, nos livros Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 2006a) e Pedagogia da Esperança (FREIRE, 2006b). Estes conceitos foram abase para os trabalhos de orientação pedagógica, que norteou os encontros e reflexões dos educadores.

Biografía del autor/a

Analice Assunção de Souza Nunes, Universidade Estadual de Campinas

professora, licenciada em Educação Artistica - Faculdade S.Judas- 1979, atualmente graduanda Pedagogia Unicamp, atuou nas redes estadual de São Paulo, nas municipais de São Paulo-SP, Bom Jesus dos Perdões- SP. Áreas de interesse: Educação, cultura e meio ambiente

Citas

ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF, 1999. Coleção Por uma educação básica no campo, n. 2.

BERTUCCI, Ademar et al. Economia solidária: outra economia a serviço da vida acontece. Campanha da Fraternidade Ecumênica, 2010 – Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES. Disponível em: <http://base.socioeco.org/docs/cartilha_fbes.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2016.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os artigos 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao artigo 60 do ato das disposições constitucionais transitórias. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 13 set. 1996. p. 18109-18109. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc14.htm>. Acesso em: 23.set. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, Brasília, DF, Diário Oficial da União, 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http:// http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Caderno do Educando 4 – Economia Solidária, Caderno Pedagógicos educandas e educandos – Projovem Campo – Saberes da Terra. Brasília, DF, 2010.

CAMPOS, Judas Tadeu. A Educação do Caipira: sua origem e formação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, abr.-jun. 2011.

CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira e a transformação do seu meio de vida. São Paulo: Duas Cidades, 2001.

CARDOSO, Mona Lisa Foyer. Em busca do tempo perdido Caderno Cedes, Centro de Estudos Educação e Sociedade, São Paulo, 1996, n. 38, p.32-40.

CUNHA, Luiz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n. 100, especial, out. 2007.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n.105, set./dez. 2008.

EID, Farid. Descentralização do estado, economia solidária e políticas: construção da cidadania ou reprodução histórica do assistencialismo? Organização & Democracia, Unesp, Marília, v.8, 2007, p. 47-66.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006a.

_________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b.

_________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de Educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.33, n. 119 abr./jun. 2012.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. IN: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2001. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2016.

GARCIA, Regina Leite; VALLA, Victor A. A fala dos excluídos. Caderno Cedes, Centro de Estudos Educação e Sociedade, n. 38, São Paulo, 1996, p. 9-17.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estática. Cidades. Disponível em: <www.cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2016.

JESUS, Sonia Meire S. Azevedo de. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 167-186, jan./mar. 2015.

LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação básica para jovens e adultos da Modalidade EJA no Brasil: um resgaste histórico e legal. Curitiba: CRV, 2013.

LOBATO, Monteiro. Idéias de Jeca Tatu. São Paulo: Globo, 2008.

OLIVEIRA, Dalila Andrade de. Das políticas de governo a política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n.115, abr./jun. 2011.

QUEIROZ, João Batista Pereira de. A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. Revista NERA, Presidente Prudente, v. 14, n. 18, jan./jun. 2011, p. 37-46.

RANGEL, Mary; CARMO, Rosangela Branca do. Da Educação Rural à Educação do Campo: revisão crítica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, jul./dez. 2011, p. 205-214.

RODRIGUES, Cintya Maria Costa. Águas aos olhos de Santa Luzia: um estudo de memória sobre o deslocamento compulsório de sitiantes em Nazaré Paulista (SP). Campinas, SP: Unicamp, 1999.

ROSA, Daniela Souza da; CAETANO, Maria Raquel. Da educação rural à educação do campo: uma trajetória... Seus desafios e suas perspectivas. COLÓQUIO – Revista Científica da Faccat – v. 6, n. (1-2), jan./dez. 2008.

SAVIANI, Demerval. O plano de desenvolvimento da educação: analise do projeto do MEC. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, especial, out. 2007.

SILVA, Jair Militão da. A autonomia da escola pública: a re-humanização da escola. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.

SILVA JUNIOR, Astrogildo Fernandes da; BORGES NETTO, Mario. Por uma educação do Campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando - Revista Eletrônica de Culturas e Educação. v. 2, n.3, nov./2011, p. 45-60.

Publicado

2016-12-12

Número

Sección

FORMAÇÃO DE PROFESSORES