AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM: CONTEXTUALIZAÇÃO E DESDOBRAMENTOS COM FOCO NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO EM CURSO PROFISSIONAL
Palabras clave:
Teorias da Aprendizagem. Ensino Profissional. Educação de jovens e adultos.Resumen
O presente texto, de natureza teórico-conceitual, objetiva estabelecer relações entre as concepções de aprendizagem que comumente subsidiam as práticas pedagógicas no ensino profissionalizante, mesmo que de forma inconsciente pelos professores. À luz do Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, Psicogenética e Humanismo, refletiremos sobre as principais abordagens e fundamentos teóricos do processo de ensino e aprendizagem, bem como as circunstâncias em que esse processo ocorre, o papel da escola e do professor. Além de possibilitar a compreensão da relevância das teorias da aprendizagem na relação professor, aluno e conhecimento, analisamos como as teorias da aprendizagem contribuem com o processo de aprendizagem no ensino profissional e sua relevância no desenvolvimento cognitivo dos estudantes – pessoas jovens e adultas com ritmos e estilos de aprendizagem diferenciados.
Citas
_________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012.
_________. Lei nº 11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, DF: 29 de dezembro de 2008.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DEAQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DELUIZ, Neise. As mudanças no mundo do trabalho e no mundo vivido: consequências para uma nova relação entre Educação Geral e Formação Profissional numa perspectiva de Politécnica. In: MARKERT, Werner. (org.). Trabalho, qualificação e Politécnica. Campinas: Papirus, 1996. p. 117-121.
GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
PILETTI, Nelso; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. 1. ed., 4. reimp. São Paulo: Contexto,
2015.
SMITH, Louis M. Frederic Skinner. Tradução e organização: Maria Leila Alves. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
SPRINTHALL, W. Andrews Collins. Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolvimentista. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
ZIMRING, Fred. Carl Rogers. Tradução e organização: Marco Antônio Lorieri. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).