PROEJA NO EXTREMO OESTE CATARINENSE: PERFIL E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS CURSOS

Autores/as

  • Janaína Muniz IFSC - Lages
  • Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos
  • Andréa Aparecida Colla de Souza

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Instituto Federal de Santa Catarina. Trabalhadores Rurais. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumen

O presente artigo teve por objetivo identificar o perfil dos alunos dos cursos do PROEJA, nos municípios de Iporã e de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. Verificou-se, a partir da percepção desses alunos, se a oferta de vagas, assim como os cursos existentes eram suficientes para suprir as demandas da população nesta modalidade de ensino na região. Sua abordagem metodológica foi quali-quantitativa, com a realização de uma pesquisa bibliográfica descritiva numa abordagem teórica e no levantamento de dados com a aplicação de um questionário com questões objetivas de múltipla escolha. O estudo foi realizado em 2014, envolvendo 93 estudantes (99 % dos alunos) dos cursos do PROEJA em "Técnicas em Agricultura Familiar" e "Costura Básica", IFSC - Campus São Miguel do Oeste. Os resultados indicam que a oferta de vagas tem sido suficiente para suprir a demanda de alunos na região do extremo oeste catarinense e que há a necessidade de se manter os cursos acima citados. Destaca-se também o indicativo da criação de novos cursos (principalmente na área Informática) para os atuais e futuros alunos que desejam dar continuidade aos estudos e que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade obrigatória. Ressalta-se, ainda, o compromisso e responsabilidade que tem o Instituto Federal de Santa Catarina com os jovens e adultos da região, para a conclusão da Educação Básica integrada à Educação Profissional, na tentativa de inseri-los no mercado de trabalho.

Citas

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Publicado

2016-07-25

Número

Sección

CURRÍCULO