EJA EM OURO PRETO: A RELAÇÃO ESTADO E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Luís Antônio da Costa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto, professora Adjunto III

Palabras clave:

Currículo. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Médio. Estado.

Resumen

O presente trabalho é parte da dissertação de mestrado Educação de Jovens e Adultos em Ouro Preto: O currículo nas práticas educacionais do Ensino Médio na EJA. Ilustra o tema currículo da EJA no Ensino Médio e como os professores da rede estadual de ensino concebem o currículo proposto pelo Estado, bem como os mesmos desenvolvem sua prática com base nessas propostas. Tem como referencial teórico principal Apple (2006), Arroyo (2011), Oliveira (2012) entre outros. Fazendo uso de entrevistas semiestruturadas evidenciamos que esses professores não concebem o currículo proposto como um aliado para o trabalho com a EJA e todos concordam que as proposições curriculares para a Educação de Jovens e Adultos feitas pelo Estado estão distantes da realidade dos alunos dessa modalidade de ensino.

 

Biografía del autor/a

Luís Antônio da Costa, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - PPGE/UFOP. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Licenciatura-2006; Bacharelado-2007). É membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI. Colaborador do projeto OBEDUC-CAPES. Tutor do Centro de Educação Aberta e a Distância - UFOP. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Filosofia e de História com ênfase em História do Brasil, História da Educação e da Religião. Experiencia em Educação a Distancia (EaD), Educação de Jovens e Adultos e Direção Escolar.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto, professora Adjunto III

Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP).  Professora Adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e docente no Programa de Pós Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Autora de inúmeros artigos sobre formação do Pedagogo e Educação de Jovens e Adultos. Co-autora do Livro Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas e coordenadora da Série EJA, da Coleção Docência em Formação, Editora Cortez. 

Citas

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Publicado

2016-07-25

Número

Sección

CURRÍCULO