A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA O PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: IMPLEMENTAÇÃO E PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE

Autores/as

  • Ana Luiza de Oliveira Lima Taufick Ministério da Educação

Palabras clave:

PROEJA. Assistência Estudantil. Institutos Federais.

Resumen

Este trabalho faz uma análise da assistência estudantil para os alunos dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), cujo recurso passou a ser incluído diretamente nos orçamentos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir de 2011 e, portanto, deixou de ser repassado pelo Ministério da Educação. A partir da leitura dos regulamentos da assistência estudantil de 30 Institutos Federais, são analisados os princípios, objetivos, benefícios e beneficiários. Foi verificado que há um movimento de acolhimento dos alunos do PROEJA na Política de Assistência Estudantil dessas instituições, mas que é preciso rever alguns pontos para a consolidação da assistência estudantil como política de inclusão social

Biografía del autor/a

Ana Luiza de Oliveira Lima Taufick, Ministério da Educação

Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação 2005-2007

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - 2007-2009.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação 2009-atual

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Citas

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Publicado

2013-12-20

Número

Sección

CURRÍCULO