Trabalhadores (na EJA) do Brasil
Desafios de quem aprende (e ensina) enquanto trabalha
Abstract
Caros leitores,
É com muita satisfação que a edição de número 19, do primeiro semestre de 2022, aborda em sua capa uma releitura da obra de arte “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral, relacionando este contexto artístico ao contexto histórico-social de nossos alunos de EJA no Brasil.
Com o lugar de fala de professora atuante na EJA, observo que nossos estudantes, não obstante sua variedade de etnias, idades, identidades e histórias, apresentam como ponto em comum a característica (com raras exceções) de serem TRABALHADORES. Assim, o educador que trabalha com EJA não pode agir de modo descolado a esta realidade de nossos estudantes, pensando estratégias de ensino que mais se adequem a esse contexto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 EJA em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).