A EJA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: A PRODUÇÃO INTELECTUAL NA ANPED/NORTE
Keywords:
EJA. ANPED. Produção intelectualAbstract
No cenário educacional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pauta de discussão em fóruns, seminários e congressos. O objetivo desta pesquisa foi mapear a produção intelectual sobre Educação de Jovens e Adultos nos eventos da Associação Nacional de Pós-graduação – ANPED/Norte. Buscou-se analisar o que caracterizam essas produções, o que investiga e os seus principais resultados. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, do tipo documental. O estudo foi realizado no período de setembro e outubro de 2020, por meio da página https://anped.org.br/. Por conseguinte, os dados construídos revelaram que as pesquisas contemplam vários aspectos da modalidade: políticas públicas, inclusão, currículo entre outros, configurando-se uma área interdisciplinar.
Palavras-chave: EJA. ANPED. Produção intelectual.
References
ANPEd, (1992). Histórico e avaliação dos grupos de trabalho. Caxambu (MG): ANPEd, 60p.
AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida. Educação de Adultos no Brasil: políticas de (des) legitimação. Tese de Doutorado. Orientação Lúcia Mercês de Avelar. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2001.
ALVARENGA, M. A Educação de Jovens Adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, América do Norte, 13 7 12 2016.
BRASIL. Lei n. º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de
Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov. br/ ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 12/10/2020c
DI PIERRO, Maria Clara; GRACIANO, Mariângela. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: informe apresentado à oficina regional da UNESCO para América Latina y Caribe. São Paulo: Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação, 2003. http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/relorealc.pdf acessado em 02 de junho de 2007.
CORRÊA, P.S.A. 2013. Instituição e consolidação do campo da História da Educação nos Grupos de Pesquisa situados na Região Norte do Brasil: refutação à tese da insignificância. Revista HISTEDBR On-line, 13(49):71-96.
CUNHA, Luiz Antônio, (1979). Os (dês) caminhos da pesquisa na pós-graduação em educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Curitiba, 1978. Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação/CAPES, p. 3-28.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra
FÁVERO, Osmar, (1993). Política de pós-graduação em educação no Brasil. Niterói: Universidade Federal Fluminense. Tese de concurso para professor titular na área de Política da Educação, 89p.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2007.
RODRIGUES, Raimunda Oliveira. História da EJA no Brasil da colônia até a atualidade:: o avanço da legislação na educação de adultos. In: OLIVEIRA, Sebastião Monteiro (org.). A educação de jovens e adultos em tempos de incertezas: debates contemporâneos. São Paulo: Soul, 2018. Cap. 1. p. 34-57.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; CAMPOS, Louise Rodrigues. A educação popular na Amazônia: a produção intelectual do gt 06 da anped. In: MOTA NETO, Joao Colares; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). O legado de Paulo Freire para a educação na Amazônia. Curitiba: Crv, 2019. Cap. 6. p. 167-189.
Published
Versions
- 2021-12-02 (2)
- 2021-11-24 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 EJA em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).