A COMUNIDADE VAI À ESCOLA DA EJA: FAZER O QUÊ?
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Escola da EJA.Abstract
Neste artigo analisamos as principais motivações que fizeram com que os jovens e os adultos retornassem aos bancos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando quais os motivos que fizeram com que eles desistissem da escola, quando mais novos. A pesquisa foi realizada numa escola de Ensino Fundamental do município de Serra do Ramalho, na Bahia. Com uma abordagem qualitativa de investigação, adotamos a observação participante e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de informações. Os referenciais teóricos para trabalhar as categorias Educação de Jovens e Adultos, educação do campo e escola da EJA foram: Araújo (2012), Brandão (1984), Haddad e Di Pierro (2000), Minayo (2004) e Ramos (2013). Os resultados obtidos foram os seguintes: a desistência escolar apresentada tem relação direta com os modos de vida desses sujeitos e o retorno aos bancos escolares está ligado às exigências do mercado de trabalho e da ascensão social.
References
ARAÚJO, Nalva Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: CALDART, Roseli Salete et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 3. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Rio de Janeiro, 1989.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STECK, R. Danilo (orgs.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias et. Letras, 1984.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Entrevistas. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
COUTINHO, Adelaide Ferreira. Do direito à educação do campo: a luta continua! Revista Aurora, v. 3, n. 1, dez. 2009. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/aurora/article/view/1218/1085>. Acesso em: 04 abr. 2016.
DANTAS, Tânia. Formação de professores em EJA: uma experiência pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 147-162, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 2005.
GONÇALVES, Rita de Cássia. Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho. In: FERNANDES, Maria Hermínia Lage (org.). Educação de jovens e adultos, diversidade e o mundo do trabalho. Ijuí: Unijuí, 2012.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai./ago. 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.
MIRANDA, Joceval dos Reis. Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos por meio de portfólio. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2010.
PAIVA, Jane. Educação de Jovens e Adultos: questões atuais em cenário de mudanças. In: BARBOSA, I; PAIVA, J. (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
RAMOS, Renata Fornelos d´Azevedo. Juventude e trabalho. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; RODRIGUES, Rosana Mara C.; SODRÉ, Maria Dorath B. (orgs.). Educação do Campo e contemporaneidade: Paradigmas, estratégias, possibilidades e interfaces. Salvador: EDUFBA, 2013.
RODRIGUES, Paulo Ribeiro. A educação de jovens do campo: uma experiência em curso. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás. 2010.
SANTOS, G. L. dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação, n. 24. set./dez., p. 107-125, 2003.
SIQUEIRA, Boccaius André. O retorno de jovens e adultos aos estudos formais após 20, 30, 40 anos. Poiésis – Revista do Programa de Pós Graduação em Educação – UNISUL, Tubarão, v. 2, n. 3, p. 32-43, jan./jun. 2009.
SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes; GOMES, Nilma Lino (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SODRÉ, Maria Lúcia da Silva. Às margens do Velho Chico: o projeto inconcluso do Incra e as consequências para o modo de vida das famílias ribeirinhas assentadas no PAE-SF. 2006. 310 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
SOUSA. Ana Paula Ribeiro de. Transformações no mundo do trabalho: implicações para a educação do trabalhador. In: III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2007, São Luís. Anais... São Luís: Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).