A LEITURA LITERÁRIA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Poliana Ferreira Santos Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

Leitura. Textos literários. Autonomia. Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

Esse artigo é resultado da análise de dados coletados durante o desenvolvimento de um projeto de extensão por estudantes de Letras da Universidade Federal de Viçosa, no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd). O trabalho consistiu em avaliar a relevância da prática de leitura de textos literários no contexto da educação de jovens e adultos, para a formação de sujeitos autônomos dotados de consciência crítica e política. A análise dos dados está pautada nas reflexões de Freire acerca da importância da leitura e das especificidades do educando da Educação de Jovens e Adultos, assim como, nos estudos de pesquisadores na área de leitura e literatura. Os dados analisados nesse trabalho foram coletados durante a pesquisa empírica que se deu através de rodas de leitura semanais. A análise dos resultados tem o intuito de evidenciar a importância do aspecto político e ético da leitura, incentivando intervenções no sentido de democratizar essa prática em nossa sociedade. A partir da análise percebemos que o projeto colaborou em diversas instâncias, especialmente na formação dos educandos, auxiliando na elevação da autoestima, na formação literária, na valorização de seu conhecimento de mundo, além de incentivar a prática de leitura.

 

Author Biography

Poliana Ferreira Santos, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de São Paulo

References

BRITTO, Luiz Percival Leme. In: A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

CADEMARTORI, Lígia; MACIEL, Ira; PAIVA, Jane. Literatura para todos: conversa com educadores. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: _________. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

_____________. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

_____________. Pedagogia da sutonomia: Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

LUCAS, Fábio. Crepúsculo dos símbolos: reflexões sobre o livro no Brasil. Campinas, SP: Pontes, 1989.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: REUNIÃO Anual da ANPED, 22, 1999, São Paulo. Anais… São Paulo: UNICAMP, 1999.

ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1996.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 2011.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.

Published

2016-12-12

Issue

Section

CURRÍCULO