A ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DE SUJEITOS DA EJA COMO POSSIBILIDADE DE GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Supervisão escolar. Documentação escolar.Abstract
O presente relato, a partir das situações concretas de verificação de documentação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com as quais lidamos na condição de supervisoras escolares na Prefeitura de Guarulhos em São Paulo, tem o objetivo de apresentar uma proposta viável de análise de documentação de estudantes diante das exigências formais para acesso à educação. Discutindo os limites e as possibilidades de contribuição da supervisão escolar com a efetivação da EJA como direito, trazemos à tona a reflexão acerca da fiscalização não de pessoas, mas de documentos e procedimentos enquanto um meio e não um fim para se viabilizar o acesso e a permanência de jovens e adultos na escola.
References
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARROYO, M. G. Indagações sobre Currículo. Direitos e o Currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.
CANÁRIO, R.; RUMMERT, S. M. Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil e em Portugal. Escritos preliminares. In: SOUZA, D.; MARTINEZ, S. Educação comparada: rotas de além-mar. São Paulo: Xamã, 2009.
CARRANO, P. C. R. Identidades Juvenis e Escola. São Paulo: RAAAB, 2000.
FABIANO, L. H. Indústria cultural e educação estética: reeducar os sentidos e o gesto histórico. In: ZUIN, A. A. S. et al. (Org). A educação danificada. Contribuições à Teoria Crítica da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes; 1998.
FUCK, I. T. Alfabetização de adultos. Relatos de uma experiência construtivista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2006.
_____________. Democratização da Escola Pública. A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
OLIVEIRA, C.; GANZELI, P. O processo de municipalização do ensino fundamental, da primeira à quarta série, em Piracicaba. In: GIUBILEI, S. (org.). Descentralização, municipalização e políticas educativas. Campinas: Alínea, 2001.
PINTO, A. V. Sete lições para educação de adultos. Introdução e entrevista de Demerval Saviani e Betty Antunes de Oliveira. São Paulo, Cortez, 2005.
RUMERT, S. M. A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI: O “novo” que reitera antiga destituição de direitos. Sisifo/Revista de Ciências da Educação, n. 02, jan./abr. 2007.
SACRISTÁN, J. G. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_____________. A educação que ainda é possível. Ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SOARES, L. Diretrizes Curriculares Nacionais. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOARES, L. et al. (Orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).