ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – QUEM SÃO? PARA ONDE QUEREM IR?
Keywords:
Privação de liberdade. EJA. Perfil. PROEJA.Abstract
O objetivo desse trabalho foi conhecer os sujeitos da EJA do Presídio Regional de Araranguá (SC) e verificar a possibilidade de implantação de cursos PROEJA. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para 20 alunos com perguntas fechadas. A maioria dos sujeitos ouvidos é do gênero masculino, casado, pertencente à faixa etária de 20 a 30 anos, oriundo de escolas públicas, entre um e três anos afastados da escola, pararam de estudar para trabalhar e voltaram para a escola em busca de um futuro melhor. Como problema para a realização do curso, apontam os dados, está a dificuldade na compreensão de conteúdos de algumas unidades curriculares. Entretanto, embora diante dessa dificuldade, o resultado da pesquisa constata que a população prisional necessita e tem interesse na formação profissional, por meio de curso PROEJA. A profissionalização desses educandos é importante, uma vez que contribui para o aumento da dignidade e igualdade desses junto à sociedade.
References
CERVO, A. L. et al. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
COSTA, F. L. M. et al. O perfil dos alunos do PROEJA no CEFETCE: o que pensam e o que desejam. 2007. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
FERREIRA, R. B. C.; DANTAS, V. X. Aluna da EJA: quem é essa mulher? In: SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS, 2, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009.
GONÇALVES, C. M. et al. Os jovens, a formação profissional e o emprego: resultados de uma investigação internacional. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras do Porto, v.3, p.137-178, 1998.
HADDAD, S. Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
HYPOLITO, A. M. et al. Implantação dos cursos PROEJA nas instituições federais: as experiências de Pelotas. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.
JULIÃO, E. F. Educação para jovens e adultos privados de liberdade: desafios para a política de reinserção social. Salto para o futuro, boletim 6, 2007.
LOPES, S. P.; SOUSA, L. S. EJA: uma educação possível ou mera utopia? Cereja, v. 1, p. 17-19, 2007.
MAIA, C. S. et al. Educação nas prisões: nova visão sobre educação de jovens e adultos e gestão pública. IN: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 4, 2009. Anais... 2009, Belém.
MAIA, D. C. A falta de qualificação profissional como um dos fatores na reincidência do preso. 45f. 2003. Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2003.
MARINHO, I. B.; FERREIRA, M. J. R. Os sujeitos do PROEJA: a participação da mulher no curso técnico integrado de segurança do trabalho no IFES – Campus Vitória. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 76-84, 2011.
MELLO, F. M.; MOREIRA, J. S. A experiência de alfabetização de jovens e adultos do Programa Re-Aprender no Conjunto Penal de Jequié-Bahia. Revista Práxis Educacional, v. 5, n. 7, p. 207-216, jul/dez, 2009.
MOURA, G. G.; MELO, J. D. Perfil do aluno proeja do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju com ingresso em 2010. In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.
NASCIMENTO, N. C. C.; TAVARES, G. R. C. Perfil dos alunos do PROEJA em uma instituição de educação profissional técnica de nível médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8, 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.
NESSRALLA, M. R. D. Onde está o público do PROEJA? Considerações sobre a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5, 2009, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2009.
OLIVEIRA, E. C.; CEZÁRIO, K. R. A.; SANTOS, J. S. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no PROEJA. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.
OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n.12, 1999.
OLIVEIRA, Q. C. et al. Ressocialização de apenados por meio da qualificação profissional: Centro de formação profissional para recuperandos em regime aberto – CEFOP. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2, 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2008.
PASSOS, E. N. Os jovens em cumprimento de medida sócio-educativa na FASE: realidades e expectativas quanto à profissionalização. 22f. 2009. Trabalho de conclusão (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2009.
SILVA, A. D. B. A EJA na modalidade a distância: facilidades e implicações. 26f. 2009. Especialização (Monografia em Educação PROEJA), Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, 2009.
SILVA, A. R. N. et al. Discutindo o perfil dos alunos do curso de edificações na modalidade EJA – CEFET-RN: desafios e possibilidades. In: In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.
SILVA, M. C. V. Paulo Freire e EJA aprisionados: uma relação necessária. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DO FÓRUM PAULO FREIRE, 4, 2004. Porto Anais... Porto, 2004.
SILVEIRA, E. A escola prisional e o PROEJA: a educação na formação do trabalhador apenado na Escola Estadual Irmão Miguel Dario. 29f. 2009. Trabalho de conclusão (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2009.
SOARES, M. A. F. Perfil do aluno da EJA / médio na escola Dr. Alfredo Pessoa de Lima. 2007. 58f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.
SOUSA, K. C.; CUNHA, N. S. Perfil dos alunos de Educação de Jovens e Adultos de Teresina. 2010. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.19/GT_19_03_2010.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).