TOTALIDADES INICIAIS: APRENDER A LER (O MUNDO), ESCREVER (SUA HISTÓRIA) E SER FELIZ
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Felicidade.Abstract
Este trabalho tem como intuito compartilhar as experiências iniciais vivenciadas por uma professora recém-chegada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, lecionando para as Totalidades Iniciais em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, cujo perfil da comunidade é marcado pela violência, tráfico de drogas e pobreza, busca – além de alfabetizar os educandos para a escrita e leitura da palavra – formas de problematizar as vivências dos educandos, encorajando-os também a aprender a ler o mundo, escrever a sua história nele e buscar a almejada felicidade.
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
EXPERTISE. O brasileiro é feliz?. 2013. Disponível em: <http://site.expertise.net.br/o-brasileiro-%C3%A9-feliz/>. Acesso em: 22 mar. 2015.
FREIRE, Madalena. Educando o olhar da observação – Aprendizagem do olhar. In: OBSERVAÇÃO, registro e reflexão. Instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
REVISTA ÉPOCA. O mito da felicidade. Edição on-line. Editora Globo, 2011. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI236742-15228,00-O+MITO+DA+FELICIDADE.html>. Acesso em: 22 mar. 2015.
SANTOMÉ, Jurgo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZITKOSKI, Jaime José; STRECK, Danilo; REDIN, Euclides. (Org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).