A COMUNIDADE VAI À ESCOLA DA EJA: FAZER O QUÊ?

Autores

  • Rodrigo Guedes de Araújo Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia
  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Escola da EJA.

Resumo

Neste artigo analisamos as principais motivações que fizeram com que os jovens e os adultos retornassem aos bancos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando quais os motivos que fizeram com que eles desistissem da escola, quando mais novos. A pesquisa foi realizada numa escola de Ensino Fundamental do município de Serra do Ramalho, na Bahia. Com uma abordagem qualitativa de investigação, adotamos a observação participante e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de informações. Os referenciais teóricos para trabalhar as categorias Educação de Jovens e Adultos, educação do campo e escola da EJA foram: Araújo (2012), Brandão (1984), Haddad e Di Pierro (2000), Minayo (2004) e Ramos (2013). Os resultados obtidos foram os seguintes: a desistência escolar apresentada tem relação direta com os modos de vida desses sujeitos e o retorno aos bancos escolares está ligado às exigências do mercado de trabalho e da ascensão social.

Biografia do Autor

Rodrigo Guedes de Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos MPEJA da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Bolsista Fundação de Ampara á pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. Especialista em Direitos Sociais do Campo – Universidade Federal de Goiás.

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia- Programa de Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA.

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação/ Universidade Autônoma de Barcelona. Coordenadora do Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

CURRÍCULO