A LEITURA LITERÁRIA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Leitura. Textos literários. Autonomia. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Esse artigo é resultado da análise de dados coletados durante o desenvolvimento de um projeto de extensão por estudantes de Letras da Universidade Federal de Viçosa, no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd). O trabalho consistiu em avaliar a relevância da prática de leitura de textos literários no contexto da educação de jovens e adultos, para a formação de sujeitos autônomos dotados de consciência crítica e política. A análise dos dados está pautada nas reflexões de Freire acerca da importância da leitura e das especificidades do educando da Educação de Jovens e Adultos, assim como, nos estudos de pesquisadores na área de leitura e literatura. Os dados analisados nesse trabalho foram coletados durante a pesquisa empírica que se deu através de rodas de leitura semanais. A análise dos resultados tem o intuito de evidenciar a importância do aspecto político e ético da leitura, incentivando intervenções no sentido de democratizar essa prática em nossa sociedade. A partir da análise percebemos que o projeto colaborou em diversas instâncias, especialmente na formação dos educandos, auxiliando na elevação da autoestima, na formação literária, na valorização de seu conhecimento de mundo, além de incentivar a prática de leitura.
Referências
CADEMARTORI, Lígia; MACIEL, Ira; PAIVA, Jane. Literatura para todos: conversa com educadores. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: _________. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
_____________. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
_____________. Pedagogia da sutonomia: Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.
LUCAS, Fábio. Crepúsculo dos símbolos: reflexões sobre o livro no Brasil. Campinas, SP: Pontes, 1989.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: REUNIÃO Anual da ANPED, 22, 1999, São Paulo. Anais… São Paulo: UNICAMP, 1999.
ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1996.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 2011.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).