FORMAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: PROGRAMA ALFABILÍNGUE PARA OS POVOS DA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
EJA. Educação indígena. Educação bilíngue. Formação de alfabetizadores.Resumo
Este artigo tem como escopo relatar a prática de formação de alfabetizadores e coordenadores de turmas bilíngues de diversas etnias no estado do Amazonas desenvolvida por uma das autoras, enquanto coordenadora do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro, no período de 2003 a 2010.O tema formação de professores sempre traz infinitas reflexões, independente dos arautos aos quais pertença. Apresentamos, em um primeiro momento, a descrição da proposta de formação dos alfabetizadores e coordenadores. Em um segundo momento, explicitamos o relato de uma experiência de alfabetização em língua materna, vivida com um grupo omágua/kambeba, desaldeado e desracializado1 que reside no bairro Zumbi dos Palmares, na cidade de Manaus. Tanto a metodologia das formações quanto a ação de alfabetização tiveram formato presencial e foram acompanhadas sistematicamente por uma equipe pedagógica disponibilizada pelas instituições envolvidas. Como resultado, foi evidenciado que os sujeitos do projeto adquiriram uma nova maneira de interagir com a cultura oral e escrita, ampliando sua leitura de mundo na perspectiva de sua valorização enquanto resgate da cidadania.
1 MEDEIROS, Priscila Martins. O Descentramento e a Desracialização do Nacional: estado e relações étnico-raciais e ações afirmativas no Brasil. 2015. 233 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2015.
Referências
CALDART, Roseli Salete et al. (org). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL. 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160 por.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2016.
FELDMANN, Marina Graziela. Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade. São Paulo: Senac, 2009.
FERREIRO, Emília. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIMENO SACRISTÁN, José. Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas de população. 2014. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2014/estimativas_2014_TCU.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2015.
ROSA, João Jesus. Intertexto e Identidade Cultural em Aquele UM, de Benedicto Monteiro. 2003. 118 f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife,2003. Disponível em: <http://www.repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/7929/arquivo8146_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 maio de 2016.
SANTANA, Gisele dos Santos. Multiculturalismo: Educação e miscigenação. In: FELDMANN, Marina Graziela (Org.). Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade. São Paulo: Senac, 2009.
SANTOMÉ, Jurjo. Currículo Social e Justiça Social: o cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, Marilene Corrêa. O País do Amazonas. 3. ed. Manaus: Valer, 2012.
SILVA, Maria de Nazaré Correa da. Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro: O letramento através da questão ambiental: uma projeta de alfabetização de jovens e adultos para uma significativa parcela dos povos da Amazônia. Manaus: UEA, 2003.
___________. A Prática Docente nas Tríplices Fronteiras Amazônica Brasil - Peru-Colômbia/Brasil-Colômbia-Venezuela: Formação, Contexto, Currículo e Cultura em EJA. Projeto de Tese. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, 2014.
SILVA, Maria de Nazaré Corrêa da; AGUIAR, Lívia Amanda da Andrade. PANEIROTECA - Projeto de Incentivo à Leitura a Neoleitores na Amazônia. In. RIBEIRO, Ana de Almeida (org). Estudos e práticas em EJA: ampliando olhares. Rio de Janeiro: Caetés, 2016. p. 49-61.
VILAS BOAS, Heloísa. Alfabetização: outras questões, outras histórias. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).