A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA O PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: IMPLEMENTAÇÃO E PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE
Palavras-chave:
PROEJA. Assistência Estudantil. Institutos Federais.Resumo
Este trabalho faz uma análise da assistência estudantil para os alunos dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), cujo recurso passou a ser incluído diretamente nos orçamentos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir de 2011 e, portanto, deixou de ser repassado pelo Ministério da Educação. A partir da leitura dos regulamentos da assistência estudantil de 30 Institutos Federais, são analisados os princípios, objetivos, benefícios e beneficiários. Foi verificado que há um movimento de acolhimento dos alunos do PROEJA na Política de Assistência Estudantil dessas instituições, mas que é preciso rever alguns pontos para a consolidação da assistência estudantil como política de inclusão social
Referências
_______. Decreto 5.840 de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio, na Modalidade de Educação Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Revoga o Decreto 5.478/2005. Brasília, 2006.
DEMO, Pedro. Educação pelo Avesso: Assistência como um Direito e como um Problema. São Paulo: Cortez, 2000.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA. Conselho Superior. Diretrizes para a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Resolução de 26 de outubro de 2010.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília, 2007.
___________________________________ Exposição de Motivos nº 11. Brasília, 07 de maio de 2010.
NÓBILE SILVA, V. C. A implementação do Proeja na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: visão dos gestores. Dissertação. (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
RESENDE SILVA, C. J. Da Estrela ao Arado, do Arado à Estrela: Tensões e Consensos em PROEJA. In. ZAMBERLAN, Adriana et al (Orgs.). Refletindo Sobre o PROEJA: Produções de Santa Maria. V Cadernos PROEJA Especialização Rio Grande do Sul. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010. p. 117-135.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).