OS DISCURSOS DA BUROCRACIA NAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores da EJA. Análise de Discurso, Perguntas de Professores.Resumo
Esse texto apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que concluí em 2009 e que buscou compreender as políticas de formação dos professores da EJA, a partir das perguntas que os mesmos faziam em diferentes espaços coletivos de formação, propostos pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Desse contexto, a partir dos referenciais teóricos da Análise do Discurso, principalmente encabeçados por Pêcheux (1997) e Orlandi (2009) dou destaque aos que têm como predominância, os sentidos evidenciados pela burocracia, que se manifestam nos dizeres de professores de diferentes escolas públicas. Como principais resultados destaco que, ao mesmo tempo em que o professor faz uso dos Discursos da Burocracia para resistir às mudanças por medo ou receio do devir, ele abre-se ao diálogo ao questionar, ao mesmo tempo em que revela saberes explícitos e constituídos do campo da EJA, desde a sua legislação.
Referências
______ . Resolução 01 de 05 de julho de 2000, do Conselho Nacional de Educação. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos.
DELORENZO Neto, Antônio. Disfunção da organização burocrática. IN: Sociologia aplicada à administração: sociologia das organizações. 7.ed., São Paulo: Atlas, 1996.
FREIRE, Paulo. & FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
MUTTI, Regina Maria Varini. Memória no discurso pedagógico – Simpósio Memória.II Seminário de Análise de Discurso. Porto Alegre:UFRGS, 2005. (acesso: site do congresso).
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento.. (Trad. Eni P. Orlandi) Campinas, São Paulo: Pontes, 1997.
RIO GRANDE DO SUL. Conselho Estadual de Educação. Parecer n.774, 10 de novembro de 1999.
_______ Conselho Estadual de Educação. Resolução n. 250, de 10 de novembro de 1999.
WEBBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. Ed. Rio de Janeiro. LTC, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).